Hiperplasia Prostática Benigna

 
A hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma condição comum em homens mais velhos, na qual a próstata aumenta de tamanho. Isso pode levar a problemas urinários, como dificuldade em urinar, micção frequente, sensação de que a bexiga não foi esvaziada completamente e jato urinário fraco.
 
Embora a HPB seja uma condição benigna, pode causar desconforto significativo e afetar a qualidade de vida de um indivíduo. A causa exata da HPB ainda é desconhecida, mas acredita-se que seja resultado de mudanças hormonais relacionadas ao envelhecimento.
 
O diagnóstico da HPB geralmente envolve um exame físico, juntamente com testes laboratoriais e imagem para avaliar a função renal e testes urodinâmicos para avaliar a função da bexiga e da uretra. O exame de imagem  também é uma ferramenta útil para avaliar o tamanho da próstata e a presença de outras condições, como o câncer de próstata.
 
O tratamento da HPB pode variar de acordo com a gravidade dos sintomas e a extensão da condição. Opções de tratamento incluem medicamentos prescritos, terapias minimamente invasivas, como a enucleação a LASER ou até mesmo cirurgia convecional, laparoscópica ou robótica. A escolha do tratamento dependerá das necessidades individuais de cada paciente.
 

Dr. André Guzzardi - Urologia Marília
Acompanhe nas redes sociais
Instagram Facebook YouTube

Newsletter

Receba nossas últimas notícias, dicas e informações regularmente em seu email
© 2023 Dr. André Guzzardi - Urologia Marília. Todos os direitos reservados.